Por que os copos descartáveis causam tantos danos para o meio ambiente?

Você já pensou quantos copos descartáveis são usados no mundo diariamente?E já pensou que você está contribuindo com isso?

De nada adianta, por exemplo, desligarmos a luz das nossas casas por uma hora, e naquele dia consumirmos 10 copos plásticos, duas garrafas pet, 5 sacolas plásticas no mercado, mais pacotes de bolachas, mais pacote disso…e pacote daquilo! Assim, você não colabora com o planeta!

Todo produto sintetizado pelos humanos e que é desconhecido na natureza tem o potencial de causar danos ambientais. A intensidade do prejuízo depende da escala de uso e do tempo de permanência das substâncias no ambiente.
Sabemos que no RU da UFSM a escala de uso de copos plásticos descartáveis é muito alta, gerando toneladas de lixo por ano, e se considerarmos que o período para degradação do copo plástico que pode ser de 200 a 450 anos (Fonte: Grippi 2001, Lixo 2003),  nós universitários somos responsáveis por um lixo que vai ficar no planeta por muitas e muitas gerações.  Os copos plásticos descartáveis usados atualmente não são biodegradáveis e são pouco alterados pelo ambiente após décadas de descarte. Assim, o uso por apenas uma vez de um copo de plástico, como é hábito geral, seguido de seu descarte, é altamente danoso ao meio ambiente, sem falar na própria produção de plásticos, que gera resíduos tóxicos.

Na utilização de copos de plástico, deve-se levar em conta que este provém do petróleo, que é uma fonte não renovável, e que implica grande impacto ambiental em sua extração.

No quesito reciclagem, podemos afirmar que 100% do plástico é reciclável, porém para esse processo, é necessário lavá-lo, consumindo assim água e detergente, mesmo resíduo descartado na manutenção dos copos permanentes.

Os copos permanentes são menos prejudiciais ao meio ambiente!

Adote esse hábito no seu dia-a-dia!

Vá com a sua caneca!

Faça a diferença!

About these ads

1 Response so far »

  1. 1

    Mirella Ferraz - graduada em eng. florestal em 2008 said,

    É isso aí!
    Melhor ainda é dispersar a ideia implantada no RU! Dispersar para todos os lugares – sempre portando uma caneca pessoal, evitando assim a utilização de um copo descartável -, e dispersar essa alternativa para a família e amigos.
    “O exemplo não é a melhor maneira de educar. É a única”!
    Abraço!


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: